Rodoviários de Manaus decidiram entrar em greve a partir da próxima terça-feira (26), após assembleia geral realizada na sexta-feira (22). A paralisação, aprovada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano e Rodoviário de Manaus e Região Metropolitana (STTRM), será por tempo indeterminado e começa à meia-noite, afetando o transporte coletivo da capital.
De acordo com a entidade, a greve é motivada pelos constantes atrasos nos pagamentos, que, segundo o sindicato, têm prejudicado os trabalhadores no cumprimento de seus compromissos financeiros e no sustento de suas famílias. A categoria já havia sinalizado insatisfação com a situação em reuniões anteriores, mas sem avanços nas negociações com as empresas.
No ofício enviado ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), o STTRM recomenda que haja o remanejamento da frota para manter ao menos 50% dos ônibus em circulação durante a paralisação, garantindo o atendimento mínimo à população. O sindicato informou ainda que permanece aberto ao diálogo para tentar chegar a um acordo e encerrar a greve.