O centro histórico de Manaus já passa por transformações para receber o #SouManaus Passo a Paço 2025, que acontece entre os dias 5 e 7 de setembro. Em sua edição de 10 anos, o evento promete ser o maior festival gratuito de artes integradas do país, reunindo 17 palcos, mais de 3 mil artistas, sendo 2 mil da região e mais de 20 atrações nacionais já confirmadas.
Uma das grandes novidades deste ano é a criação do Estação das Artes, espaço que será montado no estacionamento do mirante Lúcia Almeida, no coração do Centro. A estrutura terá atividades lúdicas e educativas em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), incluindo projetos como o Bibliosesc, o Planetário SESCiência e a Oficina de Tecidos.
O público terá acesso a uma programação diversificada que envolve leitura de livros, contação de histórias, oficinas de pintura, malabares, apresentações de ginástica artística e jogos interativos de sustentabilidade da Amazônia. O planetário imersivo do Sesc promete ser uma das atrações mais procuradas, com simulações do céu e fenômenos astronômicos. As oficinas e apresentações ocorrerão das 17h às 19h, enquanto o Bibliosesc e o Planetário funcionarão até as 22h.
Segundo o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, a criação do novo espaço reforça a proposta de inovação do festival. “O #SouManaus completa 10 anos e, a cada edição, buscamos oferecer algo novo ao público. O Estação das Artes chega para aproximar ainda mais a cultura, a ciência e a educação da população”, destacou.
Além do novo espaço, os palcos Mangueirão, Coreto, Alfândega, Malcher, Cultura Urbana e Moda estarão entre os principais pontos de apresentações, somando-se a outros 11 espaços alternativos. Com uma década de história, o #SouManaus Passo a Paço reafirma sua vocação como festival plural e democrático, que celebra a diversidade cultural da Amazônia e conecta a cidade ao cenário nacional e internacional das artes.