CULTURADESTAQUES

Milton Hatoum é eleito para a Academia Brasileira de Letras

O escritor amazonense Milton Hatoum foi eleito, nesta quinta-feira (14), para a Cadeira nº 6 da Academia Brasileira de Letras (ABL), sucedendo o acadêmico e jornalista Cícero Sandroni, falecido recentemente. Foi a primeira vez que Hatoum concorreu a uma vaga na instituição, conquistando 33 votos, contra um voto para o candidato Antônio Campos. Outros quatro escritores também estavam inscritos no pleito.

Autor de obras marcantes como Dois Irmãos, Relato de um Certo Oriente e Cinzas do Norte, Hatoum é reconhecido como um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea. Seu romance Dois Irmãos foi adaptado para a televisão em 2017, em minissérie exibida pela TV Globo, e lhe rendeu o Prêmio Jabuti.

O presidente da ABL, Merval Pereira, elogiou a eleição, afirmando que Hatoum é “o maior escritor brasileiro vivo” e “um romancista de primeira ordem”, destacando que sua presença será ainda mais valiosa para a instituição. O acadêmico Ruy Castro também celebrou o resultado, ressaltando a representatividade de diferentes origens na Academia e a importância de novas gerações de ficcionistas.

Nascido em Manaus, em 19 de agosto de 1952, Hatoum construiu uma trajetória intelectual e literária que atravessa fronteiras. Formado em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP), também estudou em Brasília, Madri e Paris. Foi professor de História da Arquitetura, de Língua e Literatura Francesa e colunista em importantes veículos, como O Estado de S. Paulo e O Globo.

Seu currículo acadêmico e literário inclui passagens como professor visitante em universidades renomadas, entre elas a Universidade da Califórnia (Berkeley) e a Sorbonne, além de participação em conferências e seminários em instituições da Europa, América do Norte e Oriente Médio. Sua obra já foi publicada em 17 países e ultrapassa 500 mil exemplares vendidos.

Entre os prêmios recebidos, destacam-se o Portugal Telecom de Literatura, o Grande Prêmio da Crítica, o Prêmio Jabuti em diferentes categorias e a Ordem do Mérito Cultural, concedida pelo Ministério da Cultura. Foi também agraciado com distinções internacionais, como o título de Officier de l’Ordre des Arts et des Lettres pelo governo francês e o Prix Roger Caillois, em Paris.

Ainda este ano, Hatoum lançará Dança de Enganos, último volume da trilogia O Lugar Mais Sombrio, pela Companhia das Letras. Com uma produção literária que une memória, história e identidade, o novo “imortal” da ABL seguirá conciliando a escrita com atividades acadêmicas e culturais no Brasil e no exterior.

Posts idênticos

PF moderniza posto de controle migratório no Aeroporto Internacional de Manaus

Redação

Homem com mandado de prisão em aberto é preso no bairro Alvorada, em Manaus

Redação

Sine Amazonas oferece 95 vagas de emprego nesta segunda-feira

Redação

Deixe um comentário