CIDADESDESTAQUES

Campanha intensifica vacinação contra HPV no Amazonas

Com foco na prevenção do câncer do colo do útero e de outras doenças associadas ao papilomavírus humano (HPV), ações de imunização ganham força em todo o Amazonas. A Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em parceria com as secretarias municipais de saúde, reforça a importância da vacina, que desde abril é aplicada em dose única, conforme protocolo atualizado do Ministério da Saúde.

O HPV é responsável por doenças como verrugas genitais e diferentes tipos de câncer, incluindo de pênis, vulva e orofaringe. Para alcançar o público prioritário, a vacinação está sendo levada às escolas, contemplando crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. A estratégia é resultado da união entre as áreas da saúde e educação, visando facilitar o acesso e ampliar a cobertura vacinal.

As mobilizações incluem reuniões com pais e responsáveis, palestras e atividades de sensibilização nas comunidades escolares. “A adesão à vacina é fundamental para a proteção a longo prazo. A união de esforços entre instituições é decisiva para atingir esse objetivo”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Cada município define o calendário das ações locais, com orientação técnica da Gerência de Imunização da FVS-RCP. “Estamos trabalhando junto aos 62 municípios para reforçar a importância da atualização da caderneta vacinal. Basta procurar uma unidade de saúde com sala de vacinação”, orienta a gerente do setor, Angela Desirée.

A estudante Vitória Costa, de 11 anos, é exemplo de conscientização. Com a caderneta em dia, ela reforça a motivação para se vacinar: “Minha mãe sempre me lembra que prevenir é o melhor caminho. Tomei a vacina para me sentir mais protegida e cuidar da minha saúde”. A vacina contra HPV está disponível para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, além de pessoas com condições específicas, vítimas de violência sexual e indivíduos imunocomprometidos, podendo ser aplicada até os 45 anos, conforme o Programa Nacional de Imunizações.

Posts idênticos

MP recomenda suspensão de licitação de R$ 3,2 milhões em Itacoatiara por indícios de irregularidades

Redação

Mais de R$ 530 mil são investidos em ações sociais e produtivas em Autazes

Redação

Após obstrução de Plenário, Hugo Motta abre sessão e pede respeito

Redação

Deixe um comentário