O Ministério Público do Amazonas (MPAM) deflagrou, nesta terça-feira (5), a Operação Véu de Areia, que resultou na prisão de um homem suspeito de liderar um esquema de tráfico interestadual de drogas. Durante a ação, foram apreendidos artigos de luxo, dinheiro em espécie, joias e smartphones, além do bloqueio de 18 imóveis e o sequestro de R$ 10 milhões em contas bancárias.
As diligências foram conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que cumpriu mandados em um condomínio no bairro Colônia Terra Nova, Zona Norte de Manaus. A operação teve como base uma denúncia de tráfico, e revelou um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro por meio de empresas e contas bancárias em nome de terceiros.
Segundo a promotora Priscila Carvalho, embora os detalhes da investigação estejam sob segredo de justiça, os indícios apontam que o homem preso nesta fase seria o principal líder da organização criminosa. Ela ressaltou, no entanto, que é necessário aguardar o andamento do processo para confirmação das acusações.
O esquema criminoso envolvia atividades em estados como Amazonas, São Paulo, Rio Grande do Norte e Pará. Até o momento, 11 pessoas já foram denunciadas, todas com atuação em Manaus. O Gaeco informou que elas também poderão ser alvos de mandados de prisão nas próximas etapas da operação.