COTIDIANODESTAQUES

Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia inicia operações em Manaus

A Polícia Federal deu início, na última terça-feira (17), às atividades do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), em Manaus. Instalado em uma área estratégica da capital amazonense, o espaço tem como missão reforçar o combate a crimes transnacionais na região, com foco especial em delitos ambientais, tráfico de drogas e contrabando. A cerimônia de inauguração reuniu autoridades como o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, e representantes de diversos órgãos do setor de segurança pública.

Resultado do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas), o CCPI surge como um desdobramento dos compromissos firmados na Carta de Belém, com apoio do BNDES e do Ministério do Meio Ambiente, por meio de recursos do Fundo Amazônia. O centro será um ponto de articulação entre forças policiais do Brasil e de países vizinhos, promovendo o intercâmbio de informações e o planejamento de operações integradas na região.

A estrutura do CCPI conta com serviço de inteligência, divisões de operações e logística, videomonitoramento, gabinete de crise e sala de imprensa. O espaço também será integrado por representantes dos nove estados da Amazônia Legal, fortalecendo a atuação coordenada no enfrentamento aos crimes que desafiam as fronteiras e a soberania da região amazônica.

Posts idênticos

Operação Kampô desativa garimpo ilegal em rios de Jutaí, no interior do Amazonas

Redação

Justiça e Corregedoria apuram caso de indígena presa com homens no AM

Redação

ROCAM prende dupla com drogas e objetos de valor na zona Leste de Manaus

Redação

Deixe um comentário