Foi lançada nesta segunda-feira (16/06) uma nova fase do Sistema Paredão, com a ativação de câmeras de reconhecimento facial em pontos estratégicos de Manaus. Ao todo, 650 equipamentos serão instalados em locais de grande circulação, como centros comerciais, terminais, praças e delegacias. A medida visa reforçar a política de segurança pública por meio da identificação em tempo real de foragidos da Justiça, com dados cruzados entre o Banco Nacional de Mandados de Prisão e o Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo.
A seleção dos pontos estratégicos foi feita com base em análises de inteligência e leva em conta áreas com maior incidência criminal. Parte das câmeras será instalada em torres fixas já presentes no centro da cidade, sendo que cinco dessas estruturas já estão em funcionamento. A expectativa das forças de segurança é que a nova tecnologia permita respostas mais rápidas em situações de crime e amplie a eficácia na identificação de suspeitos em circulação.
Outro destaque desta fase do projeto é a adesão do setor privado. Estabelecimentos como supermercados, shoppings, lojas, restaurantes e até ônibus poderão integrar seus sistemas de segurança ao Sistema Paredão, por meio de Acordo de Cooperação Técnica com a Associação Comercial do Amazonas (ACA). As empresas interessadas devem instalar câmeras homologadas pela SSP-AM, compatíveis com os sistemas inteligentes. Mesmo câmeras não homologadas poderão ser integradas como apoio visual.
O empresário Almir Lisboa, que atua no ramo da hotelaria e tem familiares com lojas no Centro, afirma que a medida aumenta a sensação de segurança. “Esse sistema é muito bom para nós, empresários. Com ele, trabalhamos em harmonia com as autoridades para inibir roubos e furtos. Acredito que o Centro vai se tornar mais seguro e atrativo”, declarou. A nova etapa do Sistema Paredão integra o programa Amazonas Mais Seguro, que já investiu mais de R$ 1,16 bilhão em tecnologia, infraestrutura e modernização das forças de segurança desde 2019.