DESTAQUES

Caso de mpox em Parintins não é novo e já havia sido diagnosticado em Manaus

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) esclareceu que não há novos casos confirmados de mpox em Parintins. O estado segue com 38 diagnósticos positivos da doença, todos em residentes de Manaus. Um dos pacientes, que viajou recentemente para Parintins, recebeu o diagnóstico em maio na capital e já está em tratamento, fora do período de transmissão. Além disso, na última semana, nenhuma nova infecção foi registrada em todo o Amazonas.

Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o monitoramento é realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, garantindo o sigilo dos pacientes e das investigações epidemiológicas. O caso mencionado em Parintins refere-se a um paciente já identificado anteriormente pelo Laboratório Central de Saúde Pública. A Vigilância em Saúde do município conduziu análises e não detectou contágio entre os contatos próximos do indivíduo.

Os dados consolidados pela FVS-RCP apontam que os casos de mpox no Amazonas foram registrados ao longo dos primeiros meses do ano: 13 em janeiro, 3 em fevereiro, 6 em março, 13 em abril e 3 em maio. As autoridades seguem acompanhando a evolução do quadro epidemiológico e reforçam a importância da prevenção e do monitoramento contínuo para evitar novos casos da doença.

Posts idênticos

TRE-AM realiza atendimento eleitoral em domicílio para pessoas com mobilidade reduzida

Redação

Anvisa proíbe anel que permite medir glicose sem picada de agulha

Redação

PF desarticula quadrilha especializada em fraudes bancárias contra a Caixa Econômica

Redação

Deixe um comentário