O deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil) informou que será aberto, na próxima terça-feira (10/06), o edital para o pagamento da Subvenção Econômica da Borracha referente às safras de 2024 e 2025. A medida, coordenada pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), prevê o subsídio de R$ 2 por quilo de borracha natural ou látex comercializado por extrativistas do estado, com o objetivo de manter ativa a cadeia produtiva e fortalecer a atividade no interior.
Podem participar do edital produtores extrativistas individuais, cooperativas, associações, sindicatos e demais entidades legalmente constituídas. O prazo para envio da documentação começa no dia 10 de junho e vai até 24 de junho de 2025. Os documentos podem ser encaminhados de forma digital, via e-mail, ou presencialmente na sede da ADS, em Manaus, e nos escritórios do IDAM nos municípios do interior. A vigência do credenciamento será de 04 de junho a 31 de dezembro de 2025.
Adjuto Afonso, defensor histórico da política de subvenção desde seu primeiro mandato, destaca que o incentivo não apenas assegura renda aos extrativistas, mas também estimula a economia regional. Em 2024, mais de R$ 560 mil foram destinados a 894 produtores de 10 organizações sociais, responsáveis pela comercialização de 280 toneladas de borracha em municípios como Canutama, Lábrea, Pauini e Humaitá.