COTIDIANOTESTE

Vacinação contra brucelose segue até sábado e exige notificação à Adaf

Produtores rurais do Amazonas têm até este sábado (31/05) para vacinar bezerras bovinas e bubalinas contra a brucelose, conforme alerta da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf). A campanha, que começou em 1º de janeiro, é obrigatória para animais entre 3 e 8 meses de idade e tem como objetivo manter o rebanho livre da doença, que também representa risco à saúde humana.

Após a aplicação da vacina, o produtor deve comunicar a imunização à Adaf no escritório de seu município, apresentando a nota fiscal da vacina e o atestado de vacinação. Aqueles que não possuem fêmeas na faixa etária exigida devem declarar a ausência desses animais para evitar penalidades. A dose é única e protege o animal por toda a vida.

A brucelose é uma zoonose causada por bactéria que pode ser transmitida ao homem por contato direto com animais infectados ou pelo consumo de leite cru e derivados não pasteurizados. Nos animais, os sintomas incluem aborto, nascimento de crias fracas e infertilidade. Já nos humanos, a doença pode provocar febre, calafrios, cansaço e, em casos mais graves, problemas reprodutivos.

Posts idênticos

MPAM acompanha uso de monitoramento eletrônico para proteger vítimas de violência doméstica

Redação

Começam nesta segunda-feira as inscrições do Fies para o 2º semestre

Redação

Pé-de-Meia: nascidos em setembro e outubro recebem 8ª parcela

Redação

Deixe um comentário