CIDADES

Operação Ágata 2025 desmonta estruturas de garimpos na Amazônia Ocidental

Manaus (AM) – A Operação Ágata 2025 intensificou suas ações na Amazônia Ocidental nos últimos dias e resultou na inutilização de dez dragas usadas em garimpo ilegal. Os equipamentos estavam em atividade ou escondidos em rios da região e foram identificados por meio de patrulhamento fluvial, inspeções navais e uso de aeronaves de reconhecimento. As forças de segurança e fiscalização impuseram um prejuízo significativo à estrutura clandestina de exploração de ouro nos rios amazônicos.

No sábado (24), uma grande operação no Rio Puruê, próximo ao Paraná do Cunha (AM), resultou na apreensão de uma draga, um empurrador, uma balsa abastecida com combustível, armamento irregular e mais de 1,1 kg de mercúrio — substância altamente tóxica usada no garimpo. O material foi destruído conforme os protocolos legais, com a participação de agentes da Polícia Federal, ICMBio e das Forças Armadas, que atuaram de forma integrada por meio de embarcações da Marinha e do Exército.

Com mais de 510 mil quilômetros quadrados de cobertura — área equivalente ao território da Espanha —, a operação também leva assistência a comunidades indígenas e ribeirinhas, com mais de 45 mil atendimentos médicos e distribuição de cerca de 110 mil medicamentos. A Ágata 2025 reforça a presença estatal em áreas remotas e combate de forma direta os crimes ambientais e transfronteiriços, ao mesmo tempo em que promove ações humanitárias na região.

Posts idênticos

Festival de Férias inicia com programação lúdica e cultural voltada para o público infantil

Redação

Consumidores aproveitam descontos no Dia Livre de Impostos em Manaus

Redação

Ajuda humanitária alcança mais de 370 comunidades atingidas pela cheia no Amazonas

Redação

Deixe um comentário