CIDADESDESTAQUES

Primeira Casa de Passagem para Idosos em situação de risco é inaugurada no Amazonas

A primeira Casa de Passagem para Pessoas Idosas em situação de risco foi inaugurada na última quinta-feira (21), em Manaus, com o objetivo de oferecer acolhimento imediato, proteção e suporte a pessoas a partir de 60 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade. O espaço é pioneiro no estado e integra a rede de políticas públicas voltadas à proteção da população idosa.

O abrigo, que funciona 24 horas por dia, poderá receber até dez pessoas simultaneamente, em casos de violência física, psicológica ou financeira, além de abandono ou negligência. Durante o período de estadia, que pode variar de 15 a 90 dias conforme avaliação técnica, os acolhidos terão acesso a hospedagem, alimentação, higiene, medicamentos e acompanhamento multiprofissional com psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e nutricionistas.

Por questões de segurança, o endereço da Casa de Passagem é mantido em sigilo. O acesso ao serviço é realizado exclusivamente por encaminhamento da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa Idosa (DECCI), do Centro Integrado de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cipdi), do Ministério Público, da Defensoria Pública e do Poder Judiciário. O objetivo é garantir a integridade dos acolhidos durante todo o processo de atendimento.

Segundo a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Lilia Albuquerque, o espaço supre uma lacuna histórica no atendimento a vítimas de violência. “Muitas vezes, a agressão parte de pessoas próximas, e agora existe um local seguro, preparado para abrigar esses idosos até que suas situações sejam resolvidas”, destacou. A iniciativa também foi elogiada por representantes de órgãos parceiros, que reforçaram a importância do trabalho integrado na proteção social.

A Casa de Passagem foi criada pela Lei nº 7.298/2025, após estudos técnicos que identificaram a necessidade de um espaço de acolhimento emergencial para pessoas idosas em risco. A estrutura soma-se a outras ações implementadas nos últimos anos para fortalecer a rede de atenção e proteção, como programas de inclusão, atividades físicas e iniciativas de empreendedorismo voltadas ao público da terceira idade no Amazonas.

Posts idênticos

TRE-AM promove Semana de Acessibilidade com emissão de carteiras para PcD e TEA

Redação

Quadrilha que distribuía drogas no Tarumã é presa pela ROCAM, em Manaus

Redação

Ex-prefeito de Atalaia do Norte deve devolver R$ 2,7 milhões por irregularidades, decide TCE-AM

Redação

Deixe um comentário