Um homem de 51 anos foi preso em flagrante com 700 quilos de cocaína pura, avaliados em mais de R$ 40 milhões, durante operação do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). A ação ocorreu no bairro Vila Buriti, nas proximidades do Porto da Ceasa, zona sul de Manaus, onde a droga foi encontrada dentro de 19 sacos de fibra, armazenados em um caminhão baú.
Segundo o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, o entorpecente tinha origem na tríplice fronteira e chegou ao Amazonas por meio da região do Alto Solimões. Após passar pelo município de Careiro, houve o transbordo de uma embarcação para o caminhão que seguiria para Manaus. A investigação apontou que o carregamento teria como destino final países da Europa, passando antes por Belém (PA) e Recife (PE).
O delegado informou que, após identificar o trajeto do veículo, equipes do DRCO realizaram monitoramento e conseguiram interceptar o caminhão nas proximidades do Porto da Ceasa. A prisão e a apreensão impediram que a droga seguisse para o mercado internacional. “Essa operação demonstra nosso compromisso em combater o tráfico e revela também o crescimento da entrada de drogas sintéticas no Estado, modalidade que será cada vez mais enfrentada”, afirmou.
A delegada Isabelita Souza, adjunta do DRCO, destacou que a ação foi resultado de três meses de investigação e trabalho de inteligência. Durante esse período, foi possível identificar e acompanhar a movimentação da carga ilícita até a sua interceptação.
O preso, identificado como Pedro Rodrigues de Souza, foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e segue à disposição da Justiça. A PC-AM reforçou que novas operações estão em andamento para desarticular organizações criminosas que utilizam o Amazonas como rota do tráfico internacional.