A Polícia Federal reinaugurou, nesta terça-feira (12/08), o Posto de Controle Migratório no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, após obras de modernização. A solenidade também marcou a implementação oficial da Delegacia Especial de Polícia Aeroportuária (DEAIN) no terminal e a transição da chefia de polícia aeroportuária.
A cerimônia contou com a presença do superintendente regional da PF no Amazonas, João Paulo Garrido Pimentel; do novo chefe do DEAIN, agente de Polícia Federal Simão Barros; do gerente do aeroporto, Ovelarch Campos, representando a Vinci Airports — parceira estratégica na modernização —, além de autoridades civis e militares, servidores, colaboradores e representantes da imprensa.
O novo posto de controle migratório passa a contar com 11 guichês de atendimento e 17 servidores qualificados, distribuídos entre embarque e desembarque. As melhorias têm como objetivo agilizar os procedimentos de entrada e saída do país, oferecendo mais conforto e eficiência aos passageiros, reforçando o compromisso da PF com a segurança e a qualidade no atendimento.
Outro destaque foi a consolidação da Delegacia Especial de Polícia Aeroportuária, que atuará em frentes estratégicas como imigração, segurança do terminal e combate a crimes transnacionais. Ao assumir a chefia da unidade, Simão Barros ressaltou o compromisso de manter uma atuação integrada e proativa diante dos desafios da segurança aeroportuária.
Com as mudanças, a PF reforça sua atuação na proteção das fronteiras aéreas brasileiras, elevando o padrão de fiscalização, investigação e atendimento em um dos principais portões de entrada e saída da região Norte.