Uma ação de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) resultou na apreensão de 580 tabletes de maconha tipo skunk, na madrugada desta terça-feira (26/08), em Manaus. A carga, avaliada em aproximadamente R$ 10 milhões, foi encontrada dentro de um veículo durante uma operação realizada na avenida Paxiúbas, no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da capital.
Segundo informações do Detran-AM, o condutor, que estava em uma Mitsubishi L200 branca, tentou fugir ao avistar a barreira de fiscalização, mas foi interceptado por policiais militares no bairro Colônia Terra Nova, zona norte. Ele foi detido e conduzido à delegacia para os procedimentos legais.
De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, as fiscalizações realizadas pelo órgão vão além do controle do trânsito e contribuem diretamente para a segurança pública. “É importante que a população não compartilhe informações sobre locais de blitz, pois isso prejudica o trabalho integrado. Assim, conseguimos recuperar veículos roubados e realizar apreensões como essa, que representam um grande prejuízo para o crime organizado”, destacou.
O delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Guilherme Torres, afirmou que o caso será investigado pelo Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc). “Essa ocorrência mostra como a integração entre os órgãos de segurança — Detran, Polícia Militar, Polícia Civil e Departamento de Polícia Técnico-Científica — fortalece o combate ao tráfico de drogas no estado”, disse.
O coordenador-geral de Fiscalização do Detran-AM, Arthur Cruz, ressaltou que as operações têm como objetivo principal a preservação da vida, em cumprimento ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ele reforçou que ações integradas com outros órgãos de segurança seguirão sendo realizadas para garantir a segurança viária e combater atividades criminosas em Manaus.