COTIDIANODESTAQUES

Estudante Kokama e professora destacam resistência e direitos indígenas no Dia Internacional dos Povos Indígenas

O Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto e instituído pela ONU em 1995, é um marco global na luta por direitos, preservação cultural e reconhecimento das comunidades originárias. Em Manaus, a estudante de Fisioterapia Liliane Bezerra, da etnia Kokama, e a professora de Direito Nayara Trajano, ambas do Centro Universitário Martha Falcão Wyden, reforçam a importância de valorizar as identidades indígenas e ampliar pesquisas acadêmicas sobre o tema, especialmente no Norte do Brasil, onde vive quase metade da população indígena do país.

Para Liliane, a data simboliza resistência e orgulho. Ela afirma que manter vivas tradições como a língua e as músicas Kokama é essencial para a preservação cultural. “Representa a luta diária do meu povo por direitos, território e respeito à nossa cultura. Seguimos vivos, com orgulho da nossa história e identidade”, disse. Já a professora Nayara aponta a urgência de mais estudos jurídicos sobre as graves violações de direitos humanos sofridas pelos povos indígenas da região, principalmente durante a ditadura militar, e sobre as medidas adotadas no processo de justiça transicional.

Segundo o Censo 2022 do IBGE, 44,48% da população indígena brasileira vive no Norte, com destaque para Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga, os três municípios com maior número de indígenas no país. Para Liliane, fortalecer a cultura e garantir direitos não é apenas uma questão histórica, mas um compromisso com o futuro: “Temos conhecimentos valiosos e uma relação profunda com a natureza. Reconhecer isso é fundamental para a construção de um mundo mais justo”.

Posts idênticos

Escritor Luis Fernando Verissimo morre aos 88 anos

Redação

Agricultores de Manaquiri e Careiro recebem mais de R$ 1,1 milhão em crédito rural

Redação

Sexta operação de transbordo de resíduos do rio Negro será realizada neste domingo em Manaus

Redação

Deixe um comentário