Moradores de comunidades rurais do Baixo Rio Negro estão recebendo, a partir desta terça-feira (09/09), os serviços itinerantes do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A iniciativa segue até a sexta-feira (12/09) e vai contemplar 27 comunidades organizadas em polos de atendimento, com acesso a serviços como alistamento eleitoral, atualização de dados, transferências de domicílio e cadastro biométrico.
A ação foi solicitada pelo Conselho Tutelar da Zona Rural de Manaus e encaminhada pela 40ª Zona Eleitoral da capital, sendo coordenada pela 70ª Zona Eleitoral em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). O atendimento ocorre dentro de uma embarcação equipada com infraestrutura de comunicação, o que possibilita levar os serviços da Justiça Eleitoral a locais de difícil acesso.
Segundo o chefe de cartório da 70ª Zona Eleitoral, Aquino Souza, a medida reforça a aproximação entre Justiça Eleitoral e sociedade. Ele destacou que a escolha do período está relacionada à estiagem, quando o baixo nível do Rio Negro dificulta a locomoção dos moradores até os cartórios. A expectativa é atender mais de 500 pessoas durante os quatro dias de atividades.
Programação dos atendimentos no Baixo Rio Negro
10 de setembro (quarta-feira)
-
Comunidade Monte Sinai do Ig. Ação
-
Comunidade Coração de Maria
-
Comunidade São Thomé
-
Comunidade Maravilha
11 de setembro (quinta-feira)
-
Comunidade Três Unidos
-
Comunidade São Sebastião do Cuieiras
-
Comunidade Nova Canaã do Cuieiras
-
Comunidade Nova Esperança do Cuieiras
-
Comunidade Boa Esperança do Cuieiras
-
Comunidade Barreirinha
-
Comunidade São Francisco do Solimõeszinho
12 de setembro (sexta-feira)
-
Comunidade Pagodão
-
Comunidade Chita
-
Comunidade Ig. do Mucura
-
Comunidade Terra Preta
-
Comunidade Santa Maria
-
Comunidade Ig. do Tucumã
-
Comunidade Bela Vista do Jaraqui
-
Comunidade Araras
-
Comunidade Baixote
-
Comunidade Caioé