CIDADESDESTAQUES

Cerimônia em Porto Alegre celebra heróis da segurança pública no Dia do Soldado

Em homenagem ao Dia do Soldado, celebrado nesta segunda-feira (25), a Igreja Universal promoveu a cerimônia de Condecoração dos Heróis, em Porto Alegre. O evento, realizado na Catedral da Fé, no Centro Histórico da capital gaúcha, reuniu centenas de agentes das forças de segurança pública e das Forças Armadas, em um momento de reconhecimento e gratidão aos profissionais que arriscam a vida diariamente para proteger a sociedade.

Durante a cerimônia, o bispo Guaracy Santos ressaltou a importância de valorizar o trabalho desses profissionais. “Não é qualquer um que coloca a própria vida em risco para guardar, proteger e salvar as pessoas. Infelizmente vivemos em um país onde o reconhecimento econômico não é compatível com o sacrifício que esses homens e mulheres fazem. Na realidade, eles são os verdadeiros heróis da vida urbana, e por isso queremos homenageá-los”, afirmou.

Leonardo dos Santos, coordenador do programa Universal nas Forças Policiais (UFP), destacou que a ação busca reforçar à sociedade o valor dos agentes. “São seres humanos que sacrificam suas vidas para defender a nossa sociedade e nem sempre são reconhecidos. É um momento em que, primeiramente, oramos por eles e pela sua proteção”, disse. O reconhecimento, segundo ele, também é uma forma de motivação para a rotina de trabalho dos profissionais.

O ato contou com a presença de diversas autoridades. O secretário adjunto da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, coronel Mário Ikeda, ressaltou a relevância da iniciativa. “É um trabalho muito importante para as forças policiais, que atuam diariamente em ocorrências graves e convivem com as mazelas da sociedade. Esse apoio espiritual é essencial”, comentou.

O secretário estadual de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, reforçou a necessidade de reconhecimento constante. “Nossos policiais merecem essa homenagem todos os dias. Quando falamos que eles são essenciais para salvar vidas, precisamos lembrar que eles também são vidas, também são pais, mães, filhos e filhas. A segurança pública é uma responsabilidade coletiva”, pontuou.

Representantes de diferentes corporações também exaltaram a homenagem. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Julimar Fortes Pinheiro, destacou a parceria com a UFP em ações sociais. “Estamos aqui para consagrar e homenagear aqueles que, diariamente, fazem a diferença. Seja na linha de frente ou em ações comunitárias, todos buscamos salvar vidas”, afirmou. Já o coronel Luciano Boeira, chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, relembrou os desafios enfrentados em eventos climáticos recentes no estado. “Essa homenagem tem um significado especial, pois simboliza o reconhecimento de todo um esforço coletivo em momentos de crise”, declarou.

O evento também contou com a presença do coronel Dick Estevam Marques, representante do Comando Militar do Sul, que lembrou a importância da data, marcada pelo nascimento do Duque de Caxias. “Além de reunir diversos setores da sociedade, a cerimônia exalta virtudes como lealdade, disciplina e fé na missão”, destacou. A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Comandante Nádia, reforçou a mensagem de valorização: “Estamos aqui para reconhecer os que cuidam do bem mais sagrado que temos, que é a vida”.

Posts idênticos

Convênio entre Amazonas e São Paulo garante exames de DNA gratuitos para destravar processos de paternidade

Redação

Após obstrução de Plenário, Hugo Motta abre sessão e pede respeito

Redação

ROCAM apreende arma de fogo e capa de colete balístico na Zona Leste de Manaus

Redação

Deixe um comentário