O encerramento do “Boi Manaus 2025” celebrou, em clima de festa e tradição, os 356 anos da capital amazonense na noite deste sábado (25/10), no sambódromo de Manaus. O evento reuniu milhares de pessoas ao som dos bois-bumbás Caprichoso, Garantido, Tira Prosa e Brilhante, que contagiaram o público com apresentações marcadas por coreografias, toadas e figurinos típicos. O ponto alto foi o megashow dos itens oficiais do boi Caprichoso, que encantou os fãs da cultura parintinense e encerrou as comemorações com grande emoção.
Segundo o diretor-presidente da ManausCult, Jender Lobato, cerca de 50 mil pessoas participaram das duas noites de evento. Ele destacou a importância da retomada da festa como símbolo da cultura popular e da união entre os bois rivais. “É uma alegria ver as pessoas de vermelho dançando azul e as de azul dançando vermelho. O ‘Boi Manaus’ voltou com iluminação, sonorização e estrutura de qualidade, reunindo novamente o grande público”, afirmou. Além da programação cultural, o evento gerou renda para mais de 100 trabalhadores do comércio informal, que atuaram no sambódromo com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc).
A estrutura contou com o envolvimento de 25 secretarias e reforço na segurança, com câmeras de monitoramento e atuação integrada da Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil. O Centro de Cooperação da Cidade (CCC) coordenou as ações de logística e segurança, enquanto o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) organizou o trânsito, coibindo flanelinhas e garantindo mais de 2,6 mil vagas de estacionamento. O “Boi Manaus 2025” consolidou-se, assim, como uma grande celebração da cultura amazônica, promovendo integração, tradição e desenvolvimento econômico.

