O primeiro hospital veterinário público do Amazonas será inaugurado no próximo sábado (4), em Manaus, data que marca o Dia Mundial dos Animais. A obra, que representa um avanço na política de proteção e bem-estar animal do estado, recebeu investimento de R$ 3,7 milhões, provenientes de emendas parlamentares da deputada estadual Joana D’Arc. A parlamentar, que se licencia da Assembleia Legislativa para assumir a Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet), destacou que o projeto é resultado da união entre Executivo e Legislativo em favor da causa animal.
A unidade foi construída do zero e recebeu vistoria do governador Wilson Lima nesta terça-feira (30). O espaço está na fase final de instalação de equipamentos e ajustes estruturais. Com estrutura moderna, o hospital contará com consultórios, centro cirúrgico, baias e equipamentos de ponta. A proposta é oferecer atendimento gratuito a famílias que não têm condições de custear serviços em clínicas particulares, contribuindo também para a saúde pública ao garantir mais condições de cuidado com os animais.
O hospital vai oferecer consultas de urgência e emergência, além de especialidades como cardiologia, oftalmologia, ortopedia e oncologia. Também contará com serviços de diagnóstico por imagem, como raio-X, ultrassom e eletrocardiografia, exames laboratoriais, anestesia e diversas cirurgias. No primeiro andar, estão nove consultórios, sala de raio-X, centro cirúrgico, internação com mais de 100 baias e espaço destinado a animais com doenças infectocontagiosas.
O segundo piso abriga enfermaria, auditório para 50 pessoas, salas administrativas e áreas de descanso para os veterinários de plantão. Ao todo, 66 profissionais vão compor a equipe, entre médicos veterinários, técnicos e equipe de apoio. A unidade também funcionará como polo de formação, estágio e residência em Medicina Veterinária, consolidando-se como referência no atendimento e na capacitação da área no Amazonas.

