Teve início neste domingo (28/12) o mutirão de cirurgias oftalmológicas no município de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, com atendimentos programados até a próxima terça-feira (30). A ação integrada reúne os programas Novo Olhar e Opera+ Amazonas e tem como meta a realização de 140 procedimentos, sendo 70 cirurgias de pterígio e 60 de catarata, ampliando o acesso da população local a tratamentos especializados.
As cirurgias estão sendo realizadas no Hospital Padre Colombo, unidade conveniada, que conta com estrutura e insumos disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). Antes dos procedimentos, os pacientes passam por triagem pré-operatória, com consultas realizadas no Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Deputado Gláucio Gonçalves. Aqueles considerados aptos têm as cirurgias imediatamente agendadas, com execução no período da tarde, no hospital localizado no bairro José Esteves.
A iniciativa reforça a estratégia de descentralização dos serviços de saúde, levando cirurgias eletivas ao interior do estado e reduzindo a necessidade de deslocamento até a capital. A meta da SES-AM é alcançar 12 mil cirurgias oftalmológicas até o fim de 2025, somando atendimentos em Manaus e nos municípios do interior, fortalecendo a resolutividade regional e garantindo mais qualidade de vida à população atendida.

