COTIDIANODESTAQUES

Vacinação contra HPV é prorrogada em Manaus para jovens de até 19 anos até 2026

A vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não iniciaram o esquema vacinal foi prorrogada em Manaus até o primeiro semestre de 2026. A ampliação do prazo segue orientação do Ministério da Saúde e tem como principal objetivo aumentar a cobertura vacinal e reforçar a proteção contra o vírus, associado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, orofaringe e pênis.

Levantamento parcial aponta que, até o momento, foram aplicadas 3.714 doses nessa faixa etária na capital amazonense. Os dados indicam maior adesão do público masculino, com 2.298 doses aplicadas em homens, enquanto entre as mulheres foram registradas 1.416 doses. A expectativa é que a prorrogação contribua para alcançar jovens que ainda não buscaram a imunização.

Além das unidades de saúde, a estratégia de intensificação da vacinação inclui ações em escolas, faculdades, atividades itinerantes e áreas com menor cobertura vacinal, integradas à Campanha de Vacinação nas Escolas prevista para o próximo ano. A vacina é oferecida gratuitamente, em dose única, em toda a rede municipal. Para receber a imunização, é necessário apresentar documento oficial com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (SUS), além do cartão de vacinação para registro.

Posts idênticos

Suspeito é preso com arma de fogo após denúncia anônima

Redação

Amazonprev investiu R$ 50 milhões no Banco Master antes da liquidação decretada pelo Banco Central

Redação

Fluminense encara Chelsea por vaga na final do Mundial de Clubes

Redação

Deixe um comentário