COTIDIANODESTAQUES

Novo modelo de pronto atendimento começa a funcionar hoje no HPS Platão Araújo

Começa a funcionar nesta segunda-feira (27/10) o novo modelo de pronto atendimento do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, na zona leste de Manaus. A unidade passa a adotar o sistema Fast Track, que organiza o fluxo de pacientes conforme a gravidade dos casos, reduzindo o tempo de espera e garantindo atendimento mais ágil e eficiente tanto para casos leves quanto graves.

Segundo a secretária de Saúde, Nayara Maksoud, o novo fluxo segue o Sistema Manchester de Classificação de Risco, protocolo internacional que define prioridades médicas conforme o quadro clínico. “O Fast Track é um modelo que traz agilidade e resolutividade, com a equipe indo até o paciente. A população passa a ser o centro do atendimento, recebendo assistência humanizada e de qualidade”, afirmou. O hospital contará com equipes médicas e de enfermagem atuando de forma integrada em plantões de 12 horas.

De acordo com a diretora técnica da unidade, Michele Oliveira, os pacientes serão classificados por cores conforme o nível de gravidade. Casos de baixa complexidade, identificados com pulseiras azul ou verde, serão atendidos no Fast Track, com tempo médio de resolução de até uma hora. Já os pacientes classificados como urgentes (amarelo) ou graves (laranja) seguirão para áreas específicas, com atendimento em até 8 e 24 horas, respectivamente. Para a implantação do novo modelo, o pronto atendimento passou por reformas e agora conta com recepção, triagem, salas de medicação e procedimento, áreas diferenciadas por risco, posto de enfermagem, farmácia satélite e banheiros.

Posts idênticos

Brasil amenizará efeitos do tarifaço com novos mercados, diz ministro

Redação

Tarifaço sobre parte de exportações brasileiras entra em vigor hoje

Redação

Polícia Federal incinera mais de 3,5 toneladas de drogas no Amazonas

Redação

Deixe um comentário