DESTAQUESPOLÍCIA

Sistema Paredão amplia eficiência das forças de segurança e contribui para redução de crimes

Com o auxílio de câmeras inteligentes e tecnologia de reconhecimento facial, o Sistema Paredão tem se consolidado como uma das principais ferramentas de combate ao crime no Amazonas. De janeiro a setembro de 2025, 1.103 veículos foram recuperados, sendo mais de 650 com apoio direto do sistema. Apenas desde julho, as viaturas equipadas com câmeras inteligentes localizaram 43 veículos e a tecnologia de reconhecimento facial ajudou na prisão de 48 pessoas a partir de alertas emitidos pelo sistema.

O monitoramento urbano, que integra a atuação da Polícia Civil e da Polícia Militar, já conta com mais de 650 câmeras de reconhecimento facial distribuídas pela capital. A tecnologia foi decisiva em investigações recentes, permitindo a rápida identificação de suspeitos em crimes de grande repercussão. O secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, destacou que o uso do Paredão tem garantido respostas ágeis à sociedade e reforçado a integração entre as forças policiais.

A ferramenta auxiliou a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) na identificação dos veículos usados em um homicídio ocorrido em 1º de outubro, na zona oeste de Manaus, resultando na prisão de dois suspeitos. Também foi essencial para elucidar o roubo ocorrido em uma cafeteria no dia 13 de outubro, quando o 22º Distrito Integrado de Polícia (DIP) conseguiu identificar as motocicletas e os autores com base nas imagens do sistema. Segundo o delegado Adriano Félix, o Paredão foi “primordial para o cruzamento de informações e a localização dos envolvidos”.

Implantado em 2021, o sistema dispõe de mais de 650 câmeras fixas, 400 em viaturas para leitura de placas e 254 câmeras de reconhecimento facial instaladas em 172 totens. Somados a investimentos que ultrapassam R$ 1,16 bilhão em segurança pública, incluindo concursos, infraestrutura e novas tecnologias, esses avanços têm fortalecido o patrulhamento e a capacidade de resposta das forças de segurança, resultando na redução de crimes e maior eficiência nas ações preventivas em todo o estado.

Posts idênticos

Alerta sobre venda irregular de ingressos para o #SouManaus

Redação

Sinetram promete salários nesta terça; rodoviários ameaçam nova greve

Redação

Crédito rural e documentos impulsionam setor primário em Maués

Redação

Deixe um comentário