A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) realiza, entre terça-feira (7) e domingo (12), 16 edições das Feiras de Produtos Regionais em diferentes pontos de Manaus. O cronograma inclui as dez edições fixas já tradicionais e seis especiais, promovidas em parceria com instituições públicas, para ampliar o acesso da população a produtos da agricultura familiar e da economia solidária.
De acordo com a chefe do Departamento de Negócios Agropecuários e Pesqueiros (Dnap) da ADS, Loiana Brito, as edições especiais começaram nesta terça-feira, na sede da Secretaria de Educação e Desporto, na zona sul. Na quarta-feira (8), a feira será realizada no Parque Rio Negro, no bairro São Raimundo, e, na quinta (9), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), no Parque Dez, receberá o evento. A programação segue na sexta (10) com duas edições simultâneas — uma na sede do Sistema Sepror (Japiim) e outra na Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), no Centro — encerrando no sábado (11) com a feira do ramal Frederico Veiga, zona rural.
As feiras oferecem um ambiente de convivência e incentivo à compra de produtos locais, como frutas, hortaliças, queijos, peixes e artesanatos, diretamente dos produtores. “Além das edições especiais, a população pode contar com as nossas feiras fixas ao longo da semana, com conforto e segurança. É uma oportunidade para prestigiar o trabalho dos agricultores familiares e fortalecer a economia regional”, destacou Loiana Brito.
As feiras fixas acontecem em locais como os shoppings Sumaúma, Manaus Plaza e Ponta Negra, além de praças e centros culturais, como o Centro Cultural dos Povos da Amazônia e o Centro de Convivência Padre Pedro Vignola. No domingo (12), o encerramento da programação ocorre no Complexo Turístico da Ponta Negra e no quilômetro 29 da rodovia AM-010, com funcionamento pela manhã.

