Entre janeiro e agosto deste ano, Manaus registrou 282 homicídios, alcançando o menor número dos últimos 20 anos, segundo dados do Centro Integrado de Estatística da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). O resultado supera a marca de 2005, quando a capital havia contabilizado 254 ocorrências desse tipo. Em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram registrados 457 homicídios, a queda representa uma redução significativa.
O secretário de Segurança Pública, Vinícius Almeida, atribuiu o resultado ao planejamento estratégico e aos investimentos realizados na área, que envolvem tanto a modernização de tecnologias quanto o reforço no efetivo das forças de segurança. “O que estamos vendo agora é fruto de um planejamento sólido. Temos apresentado reduções históricas em diversos indicadores e o de homicídios, que era nosso maior desafio, está diminuindo a cada mês”, destacou.
Almeida ressaltou ainda que a meta é seguir ampliando as reduções nos índices criminais ao longo do ano. “Estamos buscando melhorar constantemente nossos próprios resultados. Com os números atuais, não tenho dúvida de que vamos encerrar o ano com um dos melhores desempenhos em relação aos homicídios nos últimos 25 anos”, afirmou.