DESTAQUESPOLÍCIA

Empresários podem integrar câmeras de segurança ao Sistema Paredão

Comerciantes, shoppings e empresas de transporte público de Manaus agora podem contribuir com o Sistema Paredão, projeto de videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A iniciativa, em parceria com a Associação Comercial do Amazonas (ACA), permite que câmeras privadas sejam conectadas à base estadual, reforçando o uso de reconhecimento facial e veicular para prevenção e combate ao crime. A adesão deve ser feita por meio de empresas homologadas, listadas no site oficial da SSP-AM.

Segundo o presidente da ACA, Bruno Loureiro, trata-se de uma parceria público-privada em que os custos recaem sobre os empresários, incluindo aquisição do equipamento, instalação de fibra ótica e taxa de manutenção. Atualmente, uma empresa já está habilitada para prestar o serviço e outras três estão em processo de homologação. “O empresário que aderir terá a sensação de segurança ampliada tanto para o estabelecimento quanto para os clientes”, destacou Loureiro.

Além das câmeras inteligentes homologadas, também é possível integrar equipamentos convencionais que servem como apoio visual. O secretário de Segurança Pública, Vinicius Almeida, ressaltou que a ampliação da rede de monitoramento fortalece a proteção da sociedade e complementa as 254 câmeras já instaladas em 172 torres fixas da capital. Esses equipamentos estão interligados ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), permitindo que o sistema identifique pessoas procuradas pela Justiça e veículos monitorados em tempo real.

Posts idênticos

Operação RecuperaFone prende dois homens por receptação qualificada na zona leste

Redação

Ação na Base Arpão 3 apreende 40 quilos de drogas com ajuda de cadela policial

Redação

Cão farejador ajuda a PM a apreender 26 quilos de drogas em embarcação

Redação

Deixe um comentário