Uma operação da Polícia Militar resultou na apreensão de 102 tabletes de pasta-base de cocaína e na prisão de três homens por tráfico de drogas, na Base Fluvial Arpão 2, em Coari, a 363 quilômetros de Manaus. A ação ocorreu durante abordagem ao barco F/B M Monteiro, que partiu de Tabatinga com destino à capital amazonense.
O cão policial Xerife foi fundamental na localização do entorpecente. Ele sinalizou a presença da droga em armários próximos aos banheiros da tripulação, onde quatro tabletes foram encontrados. Em seguida, o animal indicou outros pontos suspeitos na parte superior do convés, levando os policiais a localizar dezenas de tabletes camuflados entre pisos e colunas, fixados com ímãs para dificultar a visualização.
As investigações apontaram que um dos tripulantes, de 27 anos, era o responsável pelo transporte e contou com a participação de dois comparsas, de 24 e 21 anos. A droga foi periciada e confirmada como pasta-base de cocaína, causando, segundo estimativa da Secretaria de Segurança Pública, um prejuízo de cerca de R$ 5 milhões ao crime organizado. Os suspeitos foram apresentados à polícia judiciária da Base Arpão.