A comunidade ribeirinha Tarumã Mirim, na zona rural de Manaus, será palco de uma verdadeira imersão cultural neste sábado (30/08), a partir das 9h, com o projeto “Mural de Grafite, Arte Sem Limites”. A programação acontece na Escola Municipal São Sebastião II e contará com dez artistas visuais, além de apresentações musicais com pocket show de rapper, DJ e sessão de cinema, transformando o espaço em uma galeria de arte a céu aberto.
Idealizada pelo coletivo Conexão Graffiti, a iniciativa busca democratizar o acesso à arte urbana em comunidades ribeirinhas, promovendo integração entre artistas, estudantes e moradores por meio da criação de um mural com referências à cultura amazônica. Segundo o idealizador do projeto, Vicktor Shellton, a proposta surgiu com a intenção de valorizar a localidade e fortalecer a autoestima da comunidade. “Queremos proporcionar um espaço atrativo e colorido que, além de embelezar, gere memória afetiva e destaque Tarumã Mirim no cenário cultural”, destacou.
O projeto, contemplado pelo Edital de Fomento à Execução de Ações Culturais de Artes Visuais, conta com apoio estadual, federal e do Conselho Estadual de Cultura. A programação terá a participação de artistas como André Candido (Bynos), Ramon Costa (Art), Carolinne Oliveira (Oli), Jarbas Marinho (Lobão) e Shirley Thomas (Rio Negrina), além da rapper kokama Cida Aripória e do DJ Júnior Xoque. O evento é aberto a todos os públicos e contará com acessibilidade por meio de intérpretes e monitores de LIBRAS, além da cobertura audiovisual da cineasta Taly Nayá.