Moradores de Rio Preto da Eva, a 57 quilômetros de Manaus, vão receber no próximo dia 29 de agosto os serviços da Defensoria Itinerante, projeto da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) que leva assistência jurídica gratuita e humanizada a cidadãos em situação de vulnerabilidade. A ação social será realizada na Escola Municipal Alegria de Saber, localizada na rua Governador Ângelo do Amaral, das 8h às 14h, com atendimentos por ordem de chegada.
A iniciativa, que conta com apoio da deputada estadual Mayra Dias, não terá número limitado de vagas, garantindo que o maior número de pessoas seja atendido dentro do horário disponível. O mutirão terá foco nas áreas de Família e Registros Públicos, atendendo demandas como pensão alimentícia, divórcio, guarda, reconhecimento ou dissolução de união estável, além de retificação e restauração de registros públicos.
Durante a programação, a equipe da Defensoria vai oferecer desde orientações jurídicas básicas até o início de procedimentos legais necessários para garantir os direitos dos moradores. O objetivo é facilitar o acesso à Justiça, especialmente para quem enfrenta dificuldades financeiras ou logísticas para buscar atendimento jurídico.
De acordo com o coordenador da Defensoria Itinerante, defensor público Danilo Germano, a presença da DPE-AM no município é um passo importante para ampliar o alcance dos serviços. “A população pode esperar um atendimento de excelência, direto e humanizado. Nosso compromisso é garantir que ninguém fique à margem de seus direitos”, destacou.
Germano reforçou que ações como essa são essenciais para reduzir a desigualdade de acesso à Justiça no interior do estado. “Essa iniciativa atende demandas reprimidas, promove a cidadania e reforça a missão da Defensoria de oferecer um atendimento acessível e próximo das necessidades da população”, concluiu.