CIDADESDESTAQUES

Sistema Paredão recupera 21 veículos com restrição de roubo em Manaus em 30 dias

Em apenas 30 dias de operação das viaturas integradas ao Sistema Paredão, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) recuperou 21 veículos com restrição de roubo ou furto em Manaus. As viaturas, equipadas com tecnologia de videomonitoramento e reconhecimento facial, começaram a circular no dia 21 de julho, ampliando a capacidade de resposta das forças de segurança na capital.

Atualmente, mais de 270 veículos da PMAM operam com câmeras inteligentes que realizam a leitura automática de placas, enviando informações em tempo real para o Centro Integrado de Análise de Imagens de Segurança Pública (Ciaisp). O sistema, que integra o programa Amazonas Mais Seguro, reforça o patrulhamento ostensivo e oferece suporte ágil a operações em andamento, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade.

Segundo o secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, a tecnologia embarcada já apresenta resultados significativos. “Os sistemas do Paredão, tanto veicular quanto facial, estão dando frutos para a sociedade. Eles melhoram a eficiência das ações policiais, colaboram para a redução dos índices criminais e demonstram que os investimentos estão sendo bem aplicados, com a população como principal beneficiária”, afirmou.

O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, destacou que a tecnologia complementa a experiência dos policiais durante as abordagens. “A verificação de pessoas e veículos com fundada suspeita é uma prática do policiamento ostensivo. Com essa ferramenta, conseguimos identificar veículos com restrição de forma rápida e precisa, aumentando a eficácia das nossas operações”, explicou.

Desde o início da atual gestão, mais de R$ 1,16 bilhão já foi investido na segurança pública do estado, incluindo a convocação de mais de 2,8 mil novos servidores, aquisição de tecnologias e modernização da infraestrutura policial. Esses investimentos têm refletido na queda dos índices de criminalidade. No primeiro semestre de 2025, os roubos de veículos registraram redução de 32% em comparação ao mesmo período de 2024, além de quedas expressivas em homicídios (28%), feminicídios (57%) e roubos de celular (21%), enquanto as apreensões de drogas e armas cresceram 16% e 11,94%, respectivamente.

Posts idênticos

Espetáculo “Manaós” leva história e poesia ao palco do Teatro Amazonas neste fim de semana

Redação

Lula quer decisão conjunta do Brics sobre tarifas dos Estados Unidos

Redação

Castramóvel abre agendamento para cirurgias gratuitas de cães e gatos no Santa Etelvina

Redação

Deixe um comentário