A partir deste sábado (16/8), motoristas que trafegam pela avenida Silves, no sentido Centro-bairro, não poderão mais realizar a conversão à esquerda para acessar a rua Paranavaí (antiga Manaus 2000), nas proximidades do Studio 5, zona Sul de Manaus. A alteração foi definida pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) para melhorar a fluidez no tráfego da região.
A medida foi tomada após a recente liberação da rua Paranavaí, que provocou aumento no tempo de espera dos veículos que seguem pela Silves. Segundo o órgão de trânsito, o cruzamento com a rua Paranavaí operava com semáforo em três estágios para permitir a conversão à esquerda, o que impactava diretamente a velocidade de escoamento da via principal.
Como a conversão não é utilizada por linhas de transporte coletivo e vem causando lentidão no tráfego, o movimento será retirado. Com isso, a operação semafórica será simplificada, permitindo maior fluidez e redução de retenções na avenida Silves, uma das mais movimentadas da zona Sul.
Para acessar a rua Paranavaí, os condutores poderão seguir pela avenida Silves até a rotatória da Suframa, fazer o retorno antes da rotatória ou utilizar a avenida Rodrigo Otávio, chegando ao destino de forma mais rápida e segura.
De acordo com o IMMU, a mudança busca melhorar a circulação na área e reduzir o tempo de espera nos semáforos, beneficiando não apenas quem utiliza a Silves, mas todo o fluxo viário da região.