Um idoso de 77 anos, em estado de insuficiência respiratória, foi resgatado na manhã desta segunda-feira (11) pelo Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa) da Secretaria de Segurança Pública. A ação ocorreu na Comunidade Lindo Amanhecer, situada a 88 quilômetros de Manaus, na zona rural da capital. O transporte aeromédico foi solicitado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e reduziu o tempo de deslocamento de cerca de oito horas por via terrestre para aproximadamente 44 minutos.
De acordo com o coordenador do Dioa, delegado Rafael Montenegro, a equipe estabilizou o paciente no local antes de realizar o traslado para Manaus. Ao chegar à capital, o idoso foi transferido para uma ambulância do Samu e encaminhado ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na zona centro-sul. “O acionamento foi feito por volta das 8h, permitindo que a operação fosse rápida e eficiente, garantindo o atendimento emergencial necessário”, explicou o delegado.
O Dioa pode ser acionado em situações de emergência por meio do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) ou pelo disque-denúncia 181 da Secretaria de Segurança Pública. O serviço é utilizado para atendimentos médicos urgentes e operações policiais que demandam deslocamento aéreo rápido.