Com a proximidade do 58º Festival de Parintins, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) intensifica a divulgação do programa Celular Seguro, como forma de prevenir e combater furtos e roubos de aparelhos durante o evento. A ferramenta, desenvolvida pelo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), permite o cadastro de dados pessoais e do IMEI do celular, facilitando ações de localização e recuperação em caso de perda ou crime.
A estratégia integra as operações do programa RecuperaFone, que já atua na cidade com abordagens e fiscalizações em locais de venda e manutenção de celulares. Com o cadastro no sistema, os usuários emitem alertas que orientam o trabalho das forças de segurança e permitem a identificação de aparelhos com restrição, além de coibir a receptação de itens furtados. A tecnologia está disponível por meio do site oficial da SSP-AM, na aba “Celular Seguro”.
Além de reforçar a segurança dos visitantes, a medida amplia o alcance da Operação Impacto, que já está em andamento no município durante o período do festival. A atuação conjunta de tecnologia, policiamento e inteligência tem como objetivo principal garantir uma experiência mais segura para quem participa de um dos maiores eventos culturais do país.