Parintins recebe, a partir desta semana, a Operação Impacto, com foco no combate a crimes como homicídios, roubos e furtos, além de reforçar o policiamento preventivo e ostensivo na cidade. A ação foi oficialmente lançada nesta segunda-feira (2) e conta com o apoio da Base Fluvial Tiradentes, que ficará 15 dias na ilha Tupinambarana, somando efetivos da Força Tática, Batalhão Ambiental, 11° BPM, Polícia Civil e Detran-AM. O objetivo é preparar o município para o aumento de fluxo durante o Festival Folclórico.
A operação também emprega tecnologias como o sistema Paredão, que identifica veículos com restrição de roubo, e o Programa RecuperaFone, voltado à recuperação de celulares furtados ou roubados. Esses equipamentos já estão em funcionamento no município e devem intensificar o controle sobre crimes patrimoniais, tanto na zona urbana quanto nas comunidades ribeirinhas. Patrulhamentos fluviais e em terra estão previstos no plano de ação.
Desde abril, a Operação Impacto tem sido implementada de forma estratégica em municípios do Médio e Baixo Solimões, como Itacoatiara, Urucurituba, Silves e Urucará. Em Parintins, a ação acontece em momento decisivo, às vésperas do evento cultural mais importante da cidade. Abordagens em vias públicas, reforço da vigilância e integração entre as forças de segurança buscam garantir um ambiente mais seguro para moradores e visitantes.