POLÍCIA

Operação prende 51 pessoas por inadimplência de pensão alimentícia em Manaus

A Polícia Civil do Amazonas concluiu nesta sexta-feira (30/05) a Operação Munus Curae, com o cumprimento de 51 mandados de prisão contra devedores de pensão alimentícia em diferentes áreas de Manaus, especialmente no bairro Jorge Teixeira, zona leste. A ação foi coordenada pela Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP), com apoio do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) e dos Distritos Integrados de Polícia (DIPs). O nome da operação, que vem do latim e significa “dever de cuidado”, reforça o caráter protetivo da ação voltada ao cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes.

Segundo o delegado Alessandro Albino, diretor do DPM, o sucesso da operação se deve ao trabalho conjunto das equipes e ao empenho dos policiais civis. Ele alertou sobre a necessidade de os responsáveis cumprirem suas obrigações legais, garantindo o sustento dos filhos. Já o delegado Fábio Aly, titular da Polinter, destacou que a maioria dos mandados cumpridos são de natureza cível e que, somente em 2024, tem-se registrado uma média de 180 ordens de prisão por mês, número superior à média de 130 registradas no ano anterior. “Isso mostra que a população está mais consciente de seus direitos e recorrendo ao Judiciário”, afirmou.

A operação, além de assegurar o cumprimento da lei, teve como objetivo principal atender às necessidades das crianças. “Não foram 51 pais presos, mas 51 crianças atendidas”, reforçou o delegado Aly. A Polícia Civil também disponibiliza canais para denúncias anônimas sobre o paradeiro de foragidos, que podem ser feitas pelo número (92) 3667-7725, WhatsApp da Polinter, ou pelo 181 da Secretaria de Segurança Pública. O sigilo da identidade do denunciante é garantido.

Posts idênticos

Polícia intercepta lancha e apreende arsenal avaliado em R$ 65 mil no interior do AM

Redação

Polícia divulga imagens de suspeitos de assaltar joalheria em shopping de Manaus

Redação

Mulher é presa com mais de 4 quilos de drogas em embarcação no rio Amazonas

Redação

Deixe um comentário