A primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos estaduais do Amazonas será paga nos dias 23 e 24 de junho, conforme anunciado nesta quarta-feira (28) pelo governador Wilson Lima. A medida abrange servidores ativos, aposentados e pensionistas, e deve injetar cerca de R$ 1,5 bilhão na economia local, somando-se à folha salarial do mês.
A antecipação corresponde a 50% do salário bruto, sem descontos de imposto de renda ou da Amazonprev, que serão aplicados apenas na segunda parcela, no fim do ano. Segundo a Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), aproximadamente 82 mil servidores ativos serão beneficiados, com impacto financeiro de R$ 942 milhões. O restante será destinado aos servidores inativos e pensionistas.
O pagamento será realizado em duas etapas. No dia 23 de junho, recebem os grupos 1 e 2, compostos por aposentados, pensionistas, policiais civis e militares, bombeiros, servidores da Saúde da capital e do interior, da Secretaria de Educação, e de órgãos como Sefaz, Idam, Sepror, SNPH, UEA, Seap e Adaf. Já no dia 24, o pagamento será efetuado para os servidores do Grupo 3.