A 9ª edição do Universo Geek Manaus (UGM9), realizada nos dias 24 e 25 de maio no Palacete Provincial, reuniu mais de 12 mil pessoas e consolidou o evento como um importante impulsionador da economia criativa na capital amazonense. Com entrada gratuita, a programação contou com música, cosplay, batalhas de rima, danças e torneios que dialogaram diretamente com o público jovem e entusiasta da cultura geek. O destaque, no entanto, ficou por conta dos pequenos empreendedores que movimentaram o espaço com produtos autorais e personalizados.
Empreendedoras como Letícia Rodrigues, da Two Moon Store, e Ketlen Fabiana, da Coruja Geek AM, encontraram no evento uma vitrine estratégica para ampliar suas vendas e alcançar novos públicos. “Esse tipo de evento é essencial para fortalecer a economia criativa”, afirmou Letícia, que vende artigos como quadros e cadernos feitos à mão. Ketlen também celebrou os resultados: “Quanto mais eventos como o UGM, mais a gente vende e fortalece nosso negócio local”.
Mais do que um ponto de vendas, o UGM9 também foi espaço de pertencimento e expressão para o público, especialmente os jovens que vivem a cultura pop intensamente. Para as estudantes Larissa Winnie e Larissa Aviz, o festival é um ambiente de conexão. “Aqui é onde a gente se sente à vontade para ser quem é”, disse Winnie. Ao unir lazer, identidade e renda, o evento reforçou que o universo geek é também um motor de desenvolvimento cultural e econômico.